6 dicas simples de estilo de vida ayurvédico para gerenciar a hipertensão naturalmente – Ayurveda Brasil – Remédios Ayurvédicos

6 dicas simples de estilo de vida ayurvédico para gerenciar a hipertensão naturalmente – Ayurveda Brasil – Remédios Ayurvédicos

07/02/2020 Off Por juliana Costa
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controlar a pressão sanguínea

As doenças podem ser classificadas como doenças infecciosas ou no estilo de vida. Enquanto o primeiro se deve em grande parte ao envolvimento de patógenos externos, as doenças do estilo de vida são frequentemente consideradas evitáveis, pois geralmente são o resultado de nossos próprios hábitos alimentares e de estilo de vida defeituosos. Portanto, eles também são chamados de doenças do estilo de vida.

A hipertensão pertence à categoria de doenças do estilo de vida. Geralmente chamado de “assassino silencioso”, é importante que você verifique a pressão sanguínea com frequência e mantenha-a sob controle. A pressão alta é o resultado do aumento da pressão arterial, fazendo com que o coração bombeie o sangue para as artérias a uma taxa mais rápida e é prejudicial à saúde geral de uma pessoa.

Ayurveda considera a pressão alta como resultado do desequilíbrio de dois doshas-vata e pitta. O tratamento ayurvédico para pressão alta visa equilibrar esses doshas. Às vezes, um kapha desequilibrado também pode causar pressão alta.

A pressão alta requer uma abordagem calculada de tratamento, e o Ayurveda ajuda você com isso. Se você já é hipertenso, o Ayurveda sugere as seguintes modificações simples no estilo de vida que podem ajudá-lo a gerenciar sua pressão arterial de maneira eficaz.

1. Importância de Dinacharya

Manter uma rotina diária adequada (dinacharya) é vital para equilibrar seus níveis de pressão arterial. Portanto, remova todas as distrações desnecessárias que impedem uma rotina diária saudável. Corrija um horário adequado para acordar, um horário definido para se exercitar e meditar. Tenha um tempo livre de gadgets pelo menos uma a duas horas antes de dormir e durma cedo. Além disso, crie o hábito de acordar cedo e fazer qualquer forma de exercício leve ou ioga. Esse cronograma garante que o biorritmo natural do seu corpo permaneça equilibrado e garanta níveis normais de pressão arterial.

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2. Uma boa noite de sono é crucial

Uma boa noite de sono é vital para garantir que todas as partes do corpo estejam bem descansadas e prontas para as atividades do dia seguinte. O sono rejuvenesce os tecidos do cérebro e todas as partes do corpo. Ayurveda acredita que um bom padrão de sono ajuda a equilibrar doshas e também ajuda na formação de ojas (energia). Esta é a razão pela qual, quando você não descansa o suficiente à noite, pode se sentir mais fraco ou cansado na manhã seguinte. A aplicação de um pouco de óleo de gergelim na cabeça e nas solas dos pés durante a hora de dormir pode ajudar você a ter um sono relaxado. Da mesma forma, beber um copo de leite morno com uma pitada de açafrão durante a hora de dormir é considerado benéfico para um bom sono.

3. Evite estresse e ansiedade

Estresse e ansiedade estão associados à hipertensão. Medite todas as manhãs por 15 a 20 minutos, além de praticar técnicas de respiração controlada como ‘Bhramari’ e ‘Anulom-vilom’. A meditação enche sua mente de positividade, traz paz à mente e acalma seu corpo e alma.

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4. ‘Abhayanga’ pode ajudar

Vata dosha viciado pode causar hipertensão. Portanto, além de fazer exercícios suaves pela manhã, pratique ‘Abhayanga’ (auto-massagem) com óleo de gergelim, pois ajuda a equilibrar os doshas no corpo. Abhayanga também é bom para melhorar a circulação no sistema nervoso e nos vasos linfáticos. Você pode fazer uma auto-massagem em casa e, de vez em quando, fazer uma massagem em um bom centro de panchakarma.

5. Concentre-se na dieta para manter o peso corporal ideal

Um peso corporal equilibrado desempenha um papel fundamental para manter a diabetes e a pressão arterial afastadas. Para conseguir isso, evite comer junk food, alimentos embalados e processados, pois eles não têm ‘prana’. Substitua-os por legumes frescos e frutas cozidas de maneira saudável.

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Algumas modificações na dieta para reequilibrar os doshas viciados no caso de uma pessoa com pressão alta, como sugerido pelo Ayurveda, ficam longe dos gatilhos e da ingestão de alimentos que ajudam o corpo a alcançar um estado de equilíbrio. A melhor maneira de fazer isso é seguir uma dieta vegetariana.

Inclua vegetais como cabaço amargo, salsa, alho e coxa e frutas como melancias, goiabas, bananas e uvas. Produtos lácteos como leite, queijo cottage e manteiga também são boas adições.
No entanto, tome cuidado para reduzir a cafeína, pois acredita-se que ele irrita ainda mais o sistema e aumenta a pressão sanguínea.

Da mesma forma, reduza a ingestão de sal na dieta e reduza a quantidade de cereais e leguminosas. Além disso, lembre-se de evitar completamente ovos, carne vermelha ao tentar equilibrar os doshas e reduzir a incidência de ataques de pressão alta.

6. Exercício é obrigatório

O exercício regular ajuda a manter a mente e o corpo saudáveis ​​e mantém todas as doenças afastadas. Além de contribuir para o bem-estar geral do seu corpo, também ajuda a reduzir a pressão alta.

Pratique exercícios leves, como caminhada rápida por 30 minutos. Inclua também yoga e meditação como parte de sua rotina matinal. Enquanto as técnicas de respiração e meditação ajudam a mantê-lo livre de estresse, a caminhada demonstrou reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde do coração.

Além de recomendar essas modificações no estilo de vida para aliviar os sintomas da hipertensão, existem várias ervas prescritas por especialistas ayurvédicos para gerenciar a hipertensão e proteger os órgãos internos do corpo. Alguns dos recomendados são ‘Gokshura’ (diurético e inibidor da ECA), ‘Sarpagandha’ e ‘Gulkand’ (melhora o humor e mantém a tensão sob controle).

Nota: Embora a hipertensão seja comum entre as pessoas com mais de 50 anos de idade, na geração atual vários jovens estão buscando tratamento para a hipertensão. Além de seguir as medidas de estilo de vida sugeridas, consulte um médico se você tiver uma pressão arterial de 140/90 ou superior.

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