A importância da alimentação durante a gravidez

A importância da alimentação durante a gravidez

25/01/2020 Off Por juliana Costa
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Uma dieta balanceada fornece nutrientes adequados para promover o crescimento e desenvolvimento do bebê, a qualidade da placenta, mantém o nível de energia durante a gravidez, o parto e o pós-parto, evita anemias e ativa a produção de leite. Não se trata de planejar uma dieta especial para a gravidez, mas conhecer a diversidade das propriedades dos alimentos e, assim, melhorar a qualidade e a variedade da dieta.

Cinco são os elementos essenciais para uma boa nutrição durante a gravidez, garantindo assim a saúde da mãe e do filho; a saber: proteínas (entre 15 e 17% da dieta); carboidratos (53%); gorduras (30%); minerais (em pequenas quantidades) e vitaminas (também em pequenas quantidades).

– Hidratos de carbono:

A quantidade necessária para a gestante é praticamente a mesma que para a não gestante, embora possa variar de acordo com vários fatores, como peso, atividade física e saúde geral. Os carboidratos cumprem uma função energética predominante, externalizada na produção de atividade muscular e calor. Eles também ajudam a desintoxicação e proteção de todo o organismo.

Eles devem fornecer entre 50 e 53% do valor calórico total da dieta, uma vez que a cota de proteínas e gorduras seja coberta. Eles são encontrados em massas, arroz, grãos integrais, legumes, batatas e frutas.

· Proteínas:

Proteínas

© Olga Langerova / Fotolia, Capa © Kurhan / Fotolia

A necessidade de proteína é um dos fatores distintivos da dieta adequada da gravidez e lactação; uma vez que o bebê cresce dentro do útero principalmente com base em proteínas, ou seja, a partir de aminoácidos.

Estudos demonstraram que o peso dos recém-nascidos depende do conteúdo proteico correto da amamentação, acompanhado pela ingestão de carboidratos e gorduras. Aumentar a porcentagem de proteína na dieta desempenha um papel decisivo para a mãe devido ao desenvolvimento e crescimento dos órgãos maternos durante a gravidez (útero, mamas, placenta, etc.)

Para o desenvolvimento e crescimento normais do bebê, recomenda-se pelo menos 80 g de proteína por dia durante o primeiro trimestre, enquanto outros especialistas sugerem que a contribuição deve aumentar para 100 g por dia no segundo e no terceiro trimestre; até atingir 120 g por dia durante o período de amamentação.

Alimentos ricos em proteínas são carne bovina, aves, peixes, ovos, grãos, nozes, etc.

– Gorduras:

Gordura

© Jesús Arias / Fotolia

As gorduras são um dos nutrientes essenciais durante a gravidez para o desenvolvimento do bebê. A detecção e o conhecimento dos diferentes tipos de gorduras na gravidez o ajudarão a escolher aqueles que são benéficos porque envolvem órgãos vitais, transportam vitaminas, ajudam na formação de hormônios ou constituem uma fonte de energia essencial para aqueles que não trazem benefícios associados e fundamentalmente aumentar o colesterol ou triglicerídeos.

· Gorduras saturadas:

Consumido em excesso, aumente o nível de colesterol, assim você deve limitar seu consumo ao máximo, mas nunca erradicá-lo completamente. Eles estão presentes na manteiga, creme, bacon, chocolate ou gordura da carne. Um excesso de gorduras saturadas fará você ganhar peso rapidamente.

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Gorduras não saturadas:

É importante que você consuma essas gorduras durante a gravidez, pois elas protegem os vasos sanguíneos. Eles são de dois tipos: gordo monoinsaturado, presente no azeite e nozes e gorduras poliinsaturado, encontrado em peixes azuis, margarinas vegetais vegetais 100% ou óleo de fígado de bacalhau. As gorduras poliinsaturadas Eles incluem aqueles do tipo ômega3, um tipo de gordura que não pode ser fabricada pelo corpo humano e é conveniente que você ingerir alimentos. O ácido ômega3 é importante para o desenvolvimento do cérebro e dos olhos do bebê.

Eles contêm um alto número de calorias e é aconselhável que sua contribuição para a mulher grávida não exceda 30% da ingestão calórica total.

As gorduras cumprem a função de transportar algumas vitaminas, como A e D. Elas também cumprem uma dupla função: energia e, em menor grau que as proteínas, intervêm na formação dos tecidos. A necessidade diária é uma quantidade variável entre 80 e 90 gramas para uma mulher do tipo.

– Minerais:

Minerais

© Denis Pepin / Fotolia

São substâncias inorgânicas encontradas no solo e que, em geral, naturalmente entram no corpo humano através da ingestão de alimentos.

· Ferro:

É um mineral de grande importância para o organismo e sua deficiência é o problema nutricional mais comum do mundo. A maior parte do ferro está alojada nas células vermelhas do sangue, enquanto o restante está nos músculos.

Se o ferro estiver abaixo dos níveis normais no início da gravidez, o risco de anemia é grave. Se a mulher grávida começar com um nível normal de ferro no corpo, é provável que continue assim ou talvez desenvolva anemia leve. Isso ocorre porque o ferro é o único nutriente cujas quantidades necessárias durante a gravidez são maiores do que o que pode ser fornecido apenas a partir de uma dieta. É por isso que é conveniente e até essencial em alguns casos, dar à mãe um complemento alimentar (por exemplo, desnatar o leite com ferro) ou ingeri-lo como medicamento.

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Uma em cada três mulheres grávidas apresenta anemia por deficiência de ferro durante o último trimestre. É quando o bebê precisa e absorve esse mineral dos depósitos maternos em mais quantidade do que o habitual. Alguns dos sintomas que podem ser detectados em uma mulher grávida com deficiência de ferro são: cansaço, sonolência, cãibras, etc. e o bebê recebe menos oxigênio, o que pode gerar distúrbios de gravidade variável.

O ferro pode ser encontrado apenas em uma porcentagem de 10 ou 15% do total de alimentos que geralmente é ingerido. Para sua boa absorção, precisa de estimulantes:

A carne:

• Vitamina C (por exemplo, um copo de suco de laranja nas refeições, o que facilita a absorção de ferro e também fornece vitamina C).

Cálcio:

O cálcio é o mineral mais abundante no corpo. 99% do cálcio corporal está localizado nos ossos e dentes. Para que o corpo absorva todo o cálcio presente em um alimento, é necessário que haja fósforo nesse mesmo alimento. A existência de vitamina D é essencial para a absorção de cálcio e fósforo.

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O terceiro trimestre é quando a maior quantidade de cálcio é depositada no esqueleto em formação. A absorção intestinal de cálcio nas mulheres durante esse período aumenta para atender a essas demandas.

A ingestão adequada será necessária, pois, quando isso não for suficiente, o tecido ósseo materno fica comprometido para fornecê-lo e pode apoiar o crescimento fetal e a produção de leite materno. É necessário para o crescimento e desenvolvimento dos ossos e dentes do bebê; para coagulação do sangue, para transmissão nervosa; etc.

· Fósforo:

85% deste mineral está localizado nos ossos e dentes. É o segundo em termos de abundância no corpo e representa 22% do total de minerais. Sua função mais importante é ajudar na formação dos componentes que ajudam o corpo a circular a energia de gorduras, proteínas e carboidratos.

Juntamente com o cálcio e a vitamina D, é o ingrediente fundamental para a formação de ossos e dentes saudáveis. Também é (juntamente com o cálcio) essencial para a transmissão nervosa. Constitui também um componente essencial para ácidos que participam da divisão celular e na transmissão de características herdadas. Geralmente é encontrado nos mesmos alimentos que contêm cálcio.

Potássio:

Este mineral atua em relação ao sódio e magnésio e tem as seguintes funções:

1. Controla o equilíbrio de fluidos em todas as células do corpo.

2. É indispensável para a transmissão de impulsos nervosos e a contração dos músculos, incluindo o coração.

Normalmente, uma pessoa que segue uma dieta equilibrada e não toma diuréticos, preenche perfeitamente essas necessidades diárias.

Os alimentos em que podemos encontrar esse mineral são especialmente frutas e vegetais. Entre as frutas, frutas cítricas e bananas e entre os vegetais aqueles com folhas e batatas verde-escuras.

– Vitaminas:

alimentação durante a gravidez

Foto © dinostock / Fotolia

São substâncias orgânicas que entram naturalmente nos alimentos. Sem vitaminas, o corpo não pode usar as proteínas, carboidratos e gorduras que consome, uma vez que reações químicas que permitem isso não ocorrem. Ao perder essas reações, as proteínas não podem construir e manter os tecidos; gorduras e carboidratos não podem produzir energia; O organismo em geral não conseguiu manter sua saúde.

Existem vitaminas essenciais para a reprodução e o crescimento. Durante a gravidez, é muito importante receber uma quantidade suficiente delas, pois a criança que está esperando precisa dela para crescer e armazenar nutrientes durante as primeiras semanas de vida.

As vitaminas mais importantes para a gravidez são:

  • Vitamina A: Durante a gravidez, essa vitamina se torna de grande importância devido a:

– Melhora a capacidade visual do bebê.

– Ajuda a suavizar todos os tecidos membranosos.

– Melhora o sistema imunológico.

Excesso de vitamina A não é aconselhável.

  • Vitaminas do grupo B: Este grupo consiste em vitaminas: B 1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5, B6, B9 (ácido fólico) e B12. Eles são necessários e importantes para:

– O crescimento e desenvolvimento do bebê.

– A formação e desenvolvimento do sistema nervoso e do cérebro do bebê.

– Evite a falta de glóbulos vermelhos (anemia) e ajude a manter sua quantidade dentro de um parâmetro ideal.

A deficiência de ácido fólico antes ou durante a gravidez pode causar:

– Anemia durante a gravidez.

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– Problemas no crescimento e desenvolvimento do bebê.

– Doenças do sistema nervoso: espinha bífida (quando o bebê não desenvolve parte das vértebras) ou outros distúrbios do tubo neural, como anencefalia (quando o cérebro não termina de se formar).

  • Vitamina C: Não é uma vitamina difícil de encontrar nos alimentos, mas é muito frágil, porque é extremamente sensível ao calor, oxigênio e substâncias alcalinas. Para que as frutas e vegetais que a contêm não a percam, é necessário não fervê-las ou submetê-las a altas temperaturas ou com excesso de água. Ajuda na absorção de ferro e cálcio. Como protetora de infecções, essa vitamina atua como “guardiã” do bebê de todas as substâncias nocivas que podem ser ingeridas inadvertidamente.
  • Vitamina D: O contato com os raios ultravioleta do sol é uma das principais maneiras pelas quais a pele humana pode produzir essa vitamina; enquanto a contribuição nutricional tem uma importância secundária. Com apenas 20 minutos de exposição ao sol ou 30 à luz do dia, é fornecida a dose diária necessária.

Entre suas funções estão:

– Crescimento e reparo ósseo.

– A manutenção da força dos dentes e ossos.

– Promover a absorção de fósforo e cálcio e também garantir sua fixação nos ossos e dentes do bebê.

Os níveis plasmáticos de vitamina D são baixos em várias gestações; provavelmente devido ao maior consumo dessa vitamina e minerais pela mulher que está grávida mais de uma gravidez. O metabolismo mineral ósseo da mãe é maior em gestações múltiplas do que em gestações únicas.

– período de lactação:

A amamentação é um período na vida das mulheres muito mais exaustivo que a própria gravidez, em que as necessidades energéticas e nutricionais são muito altas (é necessário fornecer 500 calorias extras todos os dias devido ao grande esforço metabólico envolvido na produção de leite ) Será necessário compensar as perdas nutricionais sofridas pela mãe com alimentação adequada, que será mantida durante o período de amamentação.

Isso não significa que você deva comer demais, mas que a dieta atende às suas necessidades (comer bem não significa comer demais). Com isso, o fato comum de muitas mulheres ganharem peso durante esse período será evitado, quase sempre como resultado de hábitos alimentares incorretos adquiridos durante a gravidez.

Alimentação equilibrada

© Jacques PALUT / Fotolia – Capa © Kurhan / Fotolia

É conveniente monitorar periodicamente o peso da mãe, a fim de aumentar ou diminuir as calorias da dieta, se diminuir ou aumentar, respectivamente. No entanto, em nenhum caso deve ser iniciada uma dieta excessivamente calórica (inferior a 1500 Kcal / dia) nesse período, uma vez que as demandas nutricionais são muito altas e, naturalmente, a mãe que amamenta utiliza o produto. reservas acumuladas de gordura durante a gravidez para a produção de leite, o que contribui, juntamente com a alimentação adequada, para recuperar progressivamente o peso antes da gravidez.

Uma dieta rigorosa é totalmente desencorajada, pois pode influenciar a quantidade de leite produzida e levar a um estado de desnutrição na mãe.

Foto da capa © dinostock / Fotolia

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