Dal de tomate, lentilhas indianas fáceis

Dal de tomate, lentilhas indianas fáceis

12/02/2020 Off Por juliana Costa
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Provavelmente existem tantas versões de Tomato Dal ou Dahl quanto cozinheiros indianos. Minha versão é tão fácil e rápida quanto este prato indiano popular e nutritivo pode obter, mas também é absolutamente delicioso. Sirva com arroz ou roti para uma refeição rápida durante a semana. Receita vegana, sem glúten, sem soja e sem nozes.

Tomate indiano dal em um kadhai com guarnição de coentro e tomate ao lado e um guardanapo estampado em preto e branco

Um tomate dal é um daqueles pratos que eu coloco juntos quando não tenho tempo de mexer na cozinha, mas preciso de uma refeição saborosa e saudável em cima da mesa em questão de minutos.

Foto aérea de tomate dal em um kadhai com um enfeite de coentro e folhas de curry

Mas ouso dizer que não sou o único. A maioria dos cozinheiros indianos recorre rapidamente a este dal fácil por várias razões, incluindo:

  • É fácil.
  • É saudável.
  • Precisa de ingredientes que você certamente tem à mão.
  • É delicioso

Este é também um luxuoso dal, apesar de sua simplicidade, com uma sensação cremosa na boca e uma rica profundidade contribuída pelos tomates, cebolas, gengibre e algumas especiarias em pó.

Dicas para fazer o Tomato Dal perfeito:

  • As ervilhas de pombo, as lentilhas mais usadas nos dals indianos, são tradicionais aqui, mas você também pode usar lentilhas cor de rosa, que são mais amplamente disponíveis em supermercados nos Estados Unidos.
  • Pique bem as cebolas e refogue-as até ficarem translúcidas e começando a dourar. Dessa forma, eles derreterão no dal, que é exatamente o que você deseja.
  • Este é um tomate dal, então os tomates não são apenas outro ingrediente sabor aqui, eles são as estrelas. Tente usar tomates perfeitamente maduros para obter o melhor sabor e use pelo menos três tomates. Pique bem os tomates para que eles também, como as cebolas, derreta no dal. Você não quer grandes pedaços de tomate flutuando nele.
  • Na maioria das receitas indianas de dal, você deseja que o dal se decomponha a um nível cremoso e praticamente não pode ver as lentilhas ou pelo menos suas formas. Enquanto toda a lentilha pode parecer bonita em alguns tipos de dal, como este dhaba dal, os dals indianos devem ser cremosos. Temos até uma engenhoca especial para misturar o dal, mas um batedor também funciona. Para encurtar a história, não deixe de mexer seu dal bem cozido e macio ou dê uma rápida volta no liquidificador para torná-lo cremoso.
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Um tiro na frente de fácil tomate dal em uma tigela de kadhai com coentro e folhas de curry e uma colher de prata

O que servir com o Tomato Dal?

Tudo o que você precisa para servir é uma tigela de arroz e um lado fácil de sabzi ou vegetal. Meu bhindi masala seria perfeito aqui, ou você pode comer com Aloo Gobi (ou esta versão de couve-flor e batatas).

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Receita de tomate Dal

Vegan | Sem glúten | Sem nozes | Sem soja

Tomate indiano dal
Tomate indiano dal em um kadhai com guarnição de coentro e tomate ao lado e um guardanapo estampado em preto e branco

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Receita de tomate Dal, lentilhas de estilo indiano

Provavelmente existem tantas versões de Tomato Dal ou Dahl quanto cozinheiros indianos. Minha versão é tão fácil e rápida quanto este prato indiano popular e nutritivo pode obter, mas também é absolutamente delicioso. Sirva com arroz ou roti para uma refeição rápida durante a semana. Receita vegana, sem glúten, sem soja e sem nozes.

Tempo de preparação10 min

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Hora de cozinhar40. min

Tempo total50. min

Curso: Dal, Side

Cozinha: sem glúten, indiana, sem nozes, sem soja, vegana

Porções: 8

Calorias: 87kcal

Autor: Vaishali · Vaca Sagrada! Receitas Veganas

Instruções

  • Cozinhe o dal, em uma panela de pressão por três assobios. Ou você pode fazer isso em uma panela – use água suficiente para cobrir as lentilhas em duas polegadas. Deixe ferver, tampe, abaixe o fogo para ferver e continue cozinhando 20-40 minutos ou até que o dal esteja bem macio. Adicione mais água, se necessário, à panela. quando o dal estiver cozido, bata para torná-lo cremoso ou girá-lo no liquidificador e reserve.

  • Aqueça o óleo em uma panela.

  • Adicione as sementes de asafetida e de cominho. Quando o cominho estalar, adicione as folhas de curry e a cebola e refogue em fogo médio até que a cebola fique translúcida.

  • Adicione o gengibre e mexa por um minuto.

  • Adicione os tomates juntamente com açafrão, pimenta de caiena ou páprica, coentro em pó e sambar em pó e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que o tomate fique mole e comece a quebrar.

  • Adicione o dal cozido e sal a gosto. Deixe ferver e deixe ferver em fogo baixo por cerca de 10 minutos até que os sabores se fundam. Adicione água se o dal ficar muito grosso.

  • Decore com coentro, se desejar, e sirva bem quente.

Nutrição

Calorias: 87kcal | Carboidratos: 16g | Proteína: 5g | Gordo: 1g | Gordura saturada: 1g | Sódio: 20mg | Potássio: 199mg | Fibra: 4g | Açúcar: 3g | Vitamina A: 689UI | Vitamina C: 16mg | Cálcio: 27mg | Ferro: 1mg

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