Dal Palak (espinafre Dal) | Como fazer Palak Dal (Fogão + Panela Instantânea)

Dal Palak (espinafre Dal) | Como fazer Palak Dal (Fogão + Panela Instantânea)

19/06/2020 Off Por juliana Costa
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Dal Palak é uma receita fácil e nutritiva de espinafre com lentilhas de ervilha.

É também uma das receitas populares da lentilha indiana, pois combina a bondade das lentilhas de ervilha-de-pombo (conhecidas como arhar dal ou tuvar dal em hindi) e espinafre (chamado de palak em hindi).

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Neste post, estou compartilhando 2 deliciosas variações de dal palak.

  • Dal Palak – Sem cebola sem versão de alho. Feito em uma panela de pressão fogão.
  • Vegan Dal Palak – Feito com cebola e alho em uma panela instantânea.

Ambas as receitas são compartilhadas com fotos passo a passo e com bom gosto. Assim, você pode fazer qualquer um deles, dependendo dos gadgets que possui. Meu favorito pessoal é a versão sem cebola sem alho.

Sobre Dal Palak (versão sem cebola e alho)

Existem muitas maneiras de fazer Palak ki dal. Esta receita deliciosa é muito simples e fácil e não levará muito tempo.

Palak e dal vão muito bem juntos. Na Índia, adicionamos vegetais ao dal e o espinafre dal é uma dessas receitas. Eu adaptei esta receita dal palak de um amigo que faria comida sumptuosa.

Sendo um meditador, ele nunca adicionava cebola, alho e pimentão à sua comida. Enquanto esteve em sua casa, ele fez isso por nós. Eu pensei que o dal seria muito branda sem cebola e sem alho, mas eu estava errado.

O dal palak foi tão bom. Tinha o aroma sutil de ghee temperado com cominho e um sabor de gengibre mais cremoso e macio. Cebola e alho têm um forte sabor e sabor. Estou certo de que esse dal também seria ótimo com cebola e alho.

Não há especiarias pesadas como o garam masala adicionado a este dal. Combina bem com arroz basmati e até roti ou chapatis macios.

Nosso amigo costumava fazer esse dal palak com basicamente 2 lentilhas:

  1. Tuvar dal (ervilha-de-pombo ou arhar dal) e
  2. Masoor dal (lentilha rosa).

Você pode usar essas duas lentilhas ou usar apenas tuvar dal. Eu também adicionei alguns pimentões verdes picados e pimenta vermelha em pó ao dal. Os pimentões apenas aumentam o sabor e o sabor do dal sem torná-lo picante ou quente.

Para temperar, você pode usar óleo, mas para obter melhor sabor e sabor, use ghee.

Como fazer dal palak (sem cebola, sem alho)

1: Escolha e enxágue o dal. Pressão cozinhe as lentilhas com açafrão por 5 a 6 apitos até que as lentilhas fiquem macias e moles.

dal para palak dal receita

2: Lave 2 xícaras de folhas de espinafre picadas. Pique-os finamente e reserve.

lave as folhas de palak para a receita de palak dal

3: Em uma panela ou kadai, aqueça 2 ou 3 colheres de sopa de ghee ou óleo. Frite 1 colher de chá de sementes de cominho. Para um espinafre vegano, use óleo. Você pode usar qualquer óleo de degustação neutro.

ghee de calor para a receita de palak dal

4: Quando as sementes de cominho chiarem, adicione 1 polegada de gengibre picado. Frite por alguns segundos até que o aroma cru de gengibre desapareça.

gengibre para fazer a receita de dal palak

5: Adicione 1 a 2 pimentões verdes picados e frite por alguns segundos.

pimentões para receita de dal palak

6: Adicione 2 xícaras de folhas de espinafre picadas. Além de espinafre, você também pode adicionar folhas de amaranto ou feno-grego e até couve.

adicione palak para a receita de dal palak

7: Agora adicione ½ colher de chá de pimenta vermelha em pó e ¼ colher de chá de asafoetida (hing). Misture com o espinafre e refogue o espinafre por alguns minutos, mexendo até que o espinafre deixe murchar. Pule asafoetida se você não tiver.

adicione pó de masala para a receita de dal palak

8: Agora adicione as lentilhas amassadas. O verde que você vê nas lentilhas é o espinafre. Eu estava usando a mesma colher para refogar o espinafre e triturar as lentilhas … .. Uma colher a menos para eu lavar 🙂

mosto - fazendo receita de dal palak

9: Quando o espinafre amolece e seca, como mostrado na foto abaixo.

amaciar palak para receita dal palak

10: Então é hora de adicionar as lentilhas amassadas.

adicione purê de dal para a receita de palak dal

11: Misture as lentilhas cozidas com o espinafre. Se você quer um dal muito grosso com roti, você vai parar nesta fase. Se você quiser parar aqui nesta etapa, adicione sal conforme seu gosto. Misture bem e cozinhe o dal por 1-2 minutos. Continue mexendo continuamente.

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No entanto, se você deseja um dal cremoso e suave, continue com as etapas abaixo e não adicione sal agora.

misture palak e dal - fazendo receita de dal palak

12: Adicione água ao dal. A quantidade de água dependerá da quantidade de espessura ou espessura que você deseja que o dal palak seja.

adicione água à receita de dal palak

13: Adicione sal e misture. Cozinhe por 5 a 6 minutos.

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14: Sirva o dal palak quente com arroz ou roti e um prato de legumes ou salada ou raita.

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Mais algumas receitas dal para você

Esta publicação de receita é dos arquivos (fevereiro de 2012) e foi republicada e atualizada em 6 de junho de 2020.

Muitas das minhas receitas têm fotos passo a passo detalhadas e dicas úteis para ajudá-lo a torná-lo fácil e perfeitamente.

Easy Dal Palak

Dal palak é fácil e simples de fazer receita de espinafre com lentilhas de ervilha de pombo.

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Porções (altere o número para escalar):4

(1 COPO = 250 ML)

pressão cozinhar dal

  • Escolha e lave as lentilhas. Leve as lentilhas em uma panela de pressão com açafrão em pó.

  • Adicione 2 a 2,5 xícaras de água e cozinhe por 5 a 6 assobios ou até que os dals fiquem macios e moles.

  • Amasse os dals e reserve.

fazendo dal palak

  • Em uma panela, aqueça o ghee. Frite o cominho e, em seguida, adicione o gengibre picado e frite até o aroma cru de gengibre desaparecer.

  • Agora adicione o pimentão picado e frite por meio minuto. Frite por um minuto.

  • Agora adicione o espinafre picado. Adicione o pimentão vermelho em pó e asafoetida (hing).

  • Refogue por alguns minutos até que o espinafre fique macio e pare de liberar água em fogo médio.

  • Agora adicione as lentilhas amassadas agora. Misture as lentilhas com o espinafre.

  • Adicione água em torno de ½ xícara a 1 xícara, dependendo da espessura ou espessura que você deseja que o dal seja.

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  • Finalmente, adicione sal e cozinhe o dal por 5 a 6 minutos.

  • Sirva dal palak quente com arroz e um prato de legumes, salada ou raita.

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Sobre Instant Pot Dal Palak

É uma receita vegana fácil e nutritiva de espinafre com lentilha de ervilha feita em um pote instantâneo.

O espinafre tem um alto valor nutricional e é extremamente rico em antioxidantes, ferro, cálcio, vitamina A, vitamina C, vitamina E e vitamina K.

 panela instantânea dal palak em uma tigela de água verde clara colocada em um guardanapo branco de malha em uma placa de madeira marrom-bege

Muitas pessoas não gostam de verduras como espinafre, folhas de feno-grego, folhas de amaranto e isso é especialmente verdadeiro para as crianças. Mas quando misturamos os verdes com dals ou leguminosas, o prato não só se torna saboroso, mas também nutritivo.

Nesta receita, você pode substituir o espinafre (palak) por folhas de amaranto (chaulai) ou folhas de feno-grego (methi) e até couve. Também fiz um kale dal.

Você também pode usar lentilhas moong ou uma combinação de lentilhas moong + ervilha de pombo ou lentilhas vermelhas (masoor dal) + lentilhas de ervilha de pombo.

Sirva Palak Dal com roti, paratha ou arroz basmati cozido no vapor. Também vai bem com arroz cominho ou arroz ghee.

 palak dal de maconha instantâneo em uma tigela verde aqua clara colocada em um guardanapo de malha branco em uma placa de madeira marrom-bege

Como fazer Instant Pot Dal Palak

1. Escolha e enxágue ½ xícara de lentilha de ervilha (tuvar dal ou arhar dal) algumas vezes na água. Escorra toda a água. Mantenha de lado. Pique as cebolas, os tomates, esmague o gengibre e o alho e corte os pimentões verdes.

2. Pressione o botão de refogar normal no Instant Pot e ajuste o timer para 10 ou 12 minutos.


3. Adicione 2 colheres de sopa de óleo e deixe o óleo esquentar. Polvilhe ½ colher de chá de sementes de cominho. Frite-os até espalhar e ficar perfumado.

4. Adicione ⅓ xícara de cebola picada. Você também pode usar ⅓ xícara de chalota em fatias.

5. Mexa muitas vezes refogue as cebolas até que fiquem translúcidas ou douradas.

6. Agora adicione 1 colher de chá de gengibre ou pasta de gengibre, 2 alho amassado médio (com ou sem casca) e 1 a 2 pimentões verdes (fatiados ou picados). Refogue por 4 a 5 segundos até que o aroma cru de gengibre e alho desapareça. Você pode usar o modo menos durante a refogação.

7. Em seguida, adicione ⅓ de xícara de tomate picado. Misture muito bem.

8. Refogue até os tomates amolecerem e ficarem com polpa. Mexa sempre ao refogar os tomates.


9. Em seguida, adicione uma pitada de asafoetida (hing), po colher de chá de açafrão em pó, po colher de chá de pimentão vermelho em pó ou pimenta caiena e ½ colher de chá de coentro em pó. Para um dal apimentado, você pode aumentar o número de pimentões verdes e pimenta vermelha em pó.

10. Misture muito bem.

11. Adicione as lentilhas de ervilha de pombo lavadas.

12. Misture muito bem e descasque, removendo quaisquer pedaços de ingredientes grudados no fundo da panela.

13. Despeje 1,5 xícaras de água. Misture muito bem e deglaze, se necessário.

14. Use o modo de cozedura sob pressão e ajuste o temporizador para 15 minutos em alta pressão.

15. Enquanto isso, quando as lentilhas estiverem cozidas sob pressão, enxágue de 75 a 100 gramas de folhas de espinafre em uma peneira. Pique-os finamente e reserve. Você precisará de 1,5 xícaras de espinafre picado. Use folhas de espinafre macias. Você pode usar as hastes se estiverem macias. Se as folhas de espinafre forem muito grandes e as hastes forem fibrosas e densas, use apenas as folhas e não as adicione.

16. Quando o cozimento sob pressão estiver concluído, permita uma liberação natural de pressão (NPR) por 10 a 12 minutos. Se ainda houver pressão no pote instantâneo, levante a válvula para que o vapor seja liberado. Abra a tampa e verifique se as lentilhas estão cozidas e amolecidas. Eles devem ser piegas.

17. Amasse as lentilhas com uma colher.

18. Adicione o espinafre picado, po colher de chá de garam masala em pó, ½ colher de chá de kasuri methi (folhas secas de feno-grego) e sal conforme o gosto às lentilhas cozidas. O garam masala e o kasuri methi são opcionais e você pode ignorá-los.

 adicionando espinafre picado, folhas secas de feno-grego, garam masala e sal às lentilhas amassadas

19. Stir and mix again.

mixing everything

20. Press the sauté button on normal and set the time to 6 or 7 minutes.

Pressing the sauté button in IP and setting time for 6 minutes

21. Begin to simmer the lentils. Simmer till the spinach leaves wilt. This takes about 6 to 7 minutes. Stir often.

simmering till spinach wilts

22. Once the spinach leaves have wilted, the dal is ready to be served. Check the consistency. Add ¼ to ½ cup hot water if the dal becomes thick. If you prefer a thicker dal, simmer for a few more minutes. For a thin dal, you can add some hot water. This recipe yields a palak dal having a medium consistency. At this step, you can even drizzle  ½ to 1 teaspoon lemon juice in the dal.

instant pot dal palak is ready to be served

23 Serve Palak Dal with roti or lachha paratha or basmati rice or cumin rice.

instant pot spinach dal in a light aqua green bowl placed on a white crocheted napkin on a brown-beige wooden board

This recipe post is from the archives and has been recently updated.

More Instant Pot Recipes:

Many of my recipes have detailed step by step photos and useful tips to help you make it easily and perfectly.

Instant Pot Dal Palak

Instant Pot Palak Dal is an easy to prepare delicious and healthy pigeon pea lentils (tuvar dal) with spinach (palak), onions, tomatoes and spices.

instant pot dal palak
Servings (change the number to scale):4

(1 CUP = 250 ML)

  • Pick and rinse pigeon pea lentils (tuvar dal or arhar dal) a couple of times in water. Drain all the water. Keep aside.


  • Press the sauté switch on normal on the Instant Pot and set the timer to 10 or 12 minutes.
 Add oil and let it become hot. You can also use ghee or butter instead of oil.

  • Add cumin seeds and fry them till splutter and become fragrant.

  • Add chopped onions or sliced shallots and stirring often sauté till translucent or light brown.

  • Now add crushed ginger or ginger paste, crushed garlic and green chilies (sliced or chopped).

  • Saute for 4 to 5 seconds till the raw aroma of ginger and garlic goes away. You can also use the less mode of the IP while sautéing.

  • Next, add ⅓ cup chopped tomatoes and sauté till they soften and become pulpy. Stir often when sauteing tomatoes.

  • Then add a pinch of asafoetida, turmeric powder, red chilli powder and coriander powder. For a spicy dal, you can increase the quantity of green chillies and red chilli powder.

  • Mix very well.

  • Add the rinsed pigeon pea lentils and mix them very well. Deglaze removing any bits or pieces of ingredients stuck to the bottom of the pot.

  • Pour 1.5 cups water. Mix very well. Deglaze if required.

  • Use the pressure cooking mode and set the timer to 15 minutes on high pressure.

  • Meanwhile, when the lentils are getting pressure cooked, rinse the spinach leaves in a colander. Drain all the water. Chop them finely and keep aside.

  • When the pressure cooking is complete, allow a natural pressure release for 10 to 12 minutes. If there is still pressure in the Instant Pot, then lift the valve for the steam to be released. Open the lid and check if the lentils have cooked and softened. They should be mushy.

  • Mash the lentils with a spoon.

  • Add the chopped spinach, garam masala powder, kasuri methi (dry fenugreek leaves) and salt as per taste to the cooked lentils. Kasuri methi is optional and you can skip it.

  • Stir and mix again.

  • Press the sauté button on normal and set the timer to 6 or 7 minutes.

  • Begin to simmer the lentils till the spinach leaves wilt. This takes about 6 to 7 minutes. Stir often.

  • Once the spinach leaves have wilted, the dal is ready to be served. Check the consistency. Add ¼ to ½ cup hot water if the dal becomes thick. If you prefer a thicker dal, simmer for a few more minutes. For a thin dal, you can add some hot water. This recipe yields a palak dal having a medium consistency. At this step, you can even drizzle ½ to 1 teaspoon lemon juice in the dal.

  • Serve Dal Palak with steamed rice, cumin rice, roti or bread.

  1. On Spinach: You can use the stems if they are tender. If the spinach leaves are too large and the stems are fibrous and dense, then only use the leaves and do not add the stems.
  2. Frozen Spinach: When fresh spinach is not available, replace with frozen spinach.
  3. Cooking Lentils: When cooking lentils, always use lentils which are fresh and in their shelf period. Aged or old lentils will take more time too cook. In this case, if the lentils are undercooked, then add some more water and continue to pressure cook in the Instant Pot for 10 or 15 minutes more.
  4. Different Lentils: The same recipe can be made wholly or in a half-half ratio with lentils like – mung lentils, red lentils and split chickpeas. For split chickpeas, soak them in water for 30 minutes before pressure cooking.
  5. Consistency: You can make the dal thin or thick by adding less or more water once the dal is cooked. When pressure cooking the dal, add the 1.5 cups water as mentioned in the recipe.
  6. Taste & Flavor: Increase the green chillies, garam masala powder and red chilli powder for a spicy dal. For a less spicy version you can decrease these spices. A bit if lemon juice added to the dal gives a nice tang.

Informação nutricional

Instant Pot Dal Palak

Quantidade por porção

Calorias 167 Calories from Fat 72

% Valor diário*

Gordura 8g12%

Gordura saturada 1g6%

Sódio 347mg15%

Potássio 341mg10%

Carboidratos 19g6%

Fiber 8g33%

Sugar 2g2%

Proteína 7g14%

Vitamina A 1195IU24%

Vitamin B1 (Thiamine) 1mg67%

Vitamin B2 (Riboflavin) 1mg59%

Vitamin B3 (Niacin) 1mg5%

Vitamin B6 1mg50%

Vitamina C 9mg11%

Vitamin E 3mg20%

Vitamin K 57µg54%

Cálcio 33mg3%

Vitamin B9 (Folate) 141µg35%

Ferro 2mg11%

Magnésio 41mg10%

Phosphorus 121mg12%

Zinc 1mg7%

* Valores diários percentuais são baseados em uma dieta de 2000 calorias.

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