Fácil Aloo Paratha, a versão infalível

15/09/2020 Off Por juliana Costa
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Um Aloo Paratha fácil, um pão achatado do norte da Índia com um recheio delicioso de batatas e especiarias como gengibre, cúrcuma e pimenta caiena. Este é um pão sem fermento, mas se você tiver um iniciador de massa fermentada, pode usá-lo para deixar a casca do trigo integral ainda mais saudável. Uma receita sem soja, sem nozes e vegana.

Uma foto aérea de uma pilha de aloo parathas recém-assados ​​aninhados em uma toalha de saco de farinha branca em um prato de barro com uma pequena tigela de cerâmica de picles de limão indiano ao lado, tudo em um fundo preto.

Este Aloo Paratha quase instantâneo e fácil é um grande sucesso em nossa casa com Jay, que pode comer quatro ou cinco de uma vez e ainda pedir mais.

O que o torna um sucesso para mim é o fato de que leva apenas alguns minutos para ser montado, porque não há necessidade de cortar ou ralar. Tudo que preciso fazer é ferver algumas batatas (você pode fazer isso no micro-ondas ou no fogão) e – quando estiver pronto – misture alguns temperos em pó antes de enrolar as parathas e assá-las na assadeira.

Uma foto frontal de uma pilha de aloo parathas recém-assados ​​aninhados em uma toalha de saco de farinha branca em um prato de cerâmica com uma pequena tigela de cerâmica branca de picles de limão indiano ao lado, tudo em um fundo preto.

Aloo Parathas, associado ao estado de Punjab, no norte da Índia, é uma comida muito apreciada em quase qualquer lugar da Índia – e para os amantes da comida indiana em qualquer lugar do mundo. O que há para não amar na massa crocante envolvendo uma deliciosa mistura do vegetariano favorito de todos? E eles não são de forma alguma um alimento difícil de fazer, se você sabe como enrolar um pão achatado.

O que confunde algumas pessoas quando fazem aloo parathas é que o recheio tende a se espalhar, mas tenho algumas dicas para ajudá-lo com isso, então continue lendo. E se você fizer isso, volte para me contar tudo sobre isso!

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O que amamos nesses parathas

  • Eles são crocantes, em flocos e saborosos com um delicioso recheio de batatas. O que não é amar?
  • Eles são amigos de crianças e adultos.
  • Eles são onívoros e veganos.
  • Mesmo os comedores mais exigentes não serão capazes de decidir se beijam suas mãos ou lambem seus pratos.
  • Eles são realmente bons para você!
  • Como a maioria dos pães achatados indianos, eles não têm fermento. O que significa que você não terá que perder tempo começando sua massa, deixando-a crescer, etc., embora seja sempre uma boa ideia deixar a massa descansar por alguns minutos depois de amassá-la e antes de rolar os parathas.
  • Mas, você também pode usar esta receita para usar o seu descarte de massa fermentada, se tiver algum.
Uma foto frontal de uma pilha de aloo parathas recém-assados ​​aninhados em uma toalha de saco de farinha branca em um prato de cerâmica com uma pequena tigela de cerâmica branca de picles de limão indiano ao lado, tudo em um fundo preto.

Como preparar as batatas

  • Você pode usar qualquer tipo de batata, mas deve fervê-las até que fiquem macias, sem cozer demais. Batatas cozidas demais, especialmente russets, ficam encharcadas, e batatas aguadas não são boas em um alu paratha. Por esse motivo, se você for um novo cozinheiro, recomendo usar batatas douradas ou vermelhas do yukon. Se você estiver usando batatas orgânicas, não precisa nem mesmo descascá-las.
  • Você pode ferver suas batatas no micro-ondas, no fogão, na panela de pressão ou na panela instantânea. Gosto do método de microondas porque acho o mais conveniente, mas faça a sua escolha. Eu perfuro as batatas algumas vezes com uma faca, coloco algumas colheres de sopa de água na tigela para micro-ondas, tampo e nuke por 8 a 10 minutos em alta potência. As batatas devem estar macias o suficiente para que uma faca inserida no centro passe de forma limpa.
  • Você não quer grumos grandes de nada na paratha porque isso dificultará a rolagem, então rale as batatas cozidas ou amasse para que não haja grumos. Use também ingredientes secos para o resto do recheio. Por exemplo, nesta versão fácil e instantânea, não uso pasta de alho com gengibre, pimenta malagueta ou suco de limão, que um cozinheiro tradicional do norte da Índia usaria. Em vez disso, uso alho em pó, gengibre, pimenta vermelha em pó e chaat masala. que adiciona um sabor picante e mais sem a umidade do suco de limão. Os ingredientes secos mantêm as batatas firmes, tornando mais fácil enrolá-las depois de envoltas na massa.

Como fazer a massa

  • Se você está acostumado a fazer pão sírio indiano como chapatis, o processo para fazer uma massa paratha não é diferente. Você colocará a farinha, as sementes de carambola e o sal em uma tigela e regue na água lentamente enquanto amassa. Você pode fazer isso em uma batedeira ou processador de alimentos, mas fazê-lo manualmente lhe dará uma ideia melhor de quanta água você precisa. Sua massa, no final, deve ser flexível e lisa, mas também bastante rígida. Uma massa macia se rasga ao rolar.
  • Eu costumo fazer meus parathas de alu com farinha de trigo integral, mas se você quiser torná-los mais escamosos, você pode substituir 3/4 de xícara de farinha de trigo integral por farinha de trigo não branqueada.
  • Se você for usar o descarte de massa fermentada em sua paratha, substitua cerca de 1/4 de xícara da farinha por 1/2 xícara de starter de massa fermentada e prossiga. Lembre-se de que você precisará de menos água. Sourdough deixa os parathas mais macios, porém mais crocantes e saudáveis, então eu recomendo isso.
  • É recomendável deixar a massa descansar cerca de 30 minutos após amassar, o que facilita o manuseio. Mas, se pressionado pelo tempo, você pode fazê-los imediatamente.

Como montar e enrolar o paratha:

  • Para fazer a paratha, divida a massa e o recheio em 12 porções iguais e enrole cada uma em uma bola lisa.
  • Pegue uma bola de massa, enfarinhe levemente e enrole-a em um círculo uniforme de cerca de dez centímetros de diâmetro. Coloque a bola de recheio no centro, depois puxe as pontas, juntando-as por cima da massa, como se estivesse a fazer um bolinho. Pressione para selar as bordas e enrole a massa de volta em uma bola lisa entre as palmas das mãos.
  • Passe farinha na bola de massa e role. Não coloque seu peso no rolo de massa, como às vezes ainda costumo fazer. Basta rolar levemente, deixando o peso do rolo fazer a maior parte do trabalho. Isso também garantirá que o recheio não saia.
  • Depois de cada par de rolos, gire o disco ligeiramente e continue rolando. Repetir. Isso garantirá que você obtenha um paratha redondo e perfeito.
  • Finalmente, se o recheio se espremer, não entre em pânico. Um pouco de batata assada diretamente na frigideira torna a paratha ainda mais saborosa. Basta limpar, polvilhar com farinha e continuar a rolar suavemente.
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