Gravidez e atividade física | mujerysalud.es

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10/01/2020 Off Por juliana Costa
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Exercícios durante a gravidez

Em geral, existe a ideia de que a gravidez implica uma interrupção da atividade física na mulher que a pratica regularmente ou o fim da carreira esportiva de uma atleta. Nada está mais longe da realidade, com suas nuances. A gravidez implica nas mulheres, do ponto de vista físico, o aparecimento de um grande número de transformações em seu corpo.

Algumas dessas transformações (especialmente as que ocorrem na área cardiovascular), longe de serem uma limitação para o desenvolvimento da atividade física, podem envolver uma mudança positiva que pode permitir que continuem com a atividade normal (até competitiva) durante uma determinada atividade. tempo, ao contrário do que muitas pessoas pensam.

Obviamente, o tipo de atividade física (ou esporte) praticada é um dos elementos a serem considerados para entender as diferentes maneiras de se adaptar à situação. Em geral, distribuímos o tempo de gravidez em três trimestres com diferenças entre eles.

Primeiro trimestre de gravidez

No primeiro trimestre, poderíamos dizer que diferentes partes do feto se desenvolvem, e é o período em que diferentes sintomas geralmente ocorrem, como náusea (vômito ocasional) ou uma sensação de inchaço ou sensibilidade nas mamas. Esses sintomas geralmente se limitam a partir deste trimestre.

Neste primeiro trimestre de gravidez, existem muitas adaptações fisiológicas que podem ter alguma vantagem, como modificações hormonais, aumento do volume plasmático e de hemácias ou modificação da resposta ventilatória.

Segundo e terceiro trimestre de gravidez

Segundo e terceiro trimestre de gravidez

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No segundo e terceiro trimestres, poderíamos dizer que estamos testemunhando a maturação dos diferentes órgãos, além do aumento de tamanho e peso.

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A gravidez condiciona uma melhora cardiovascular generalizada, mas, além disso, a prática de atividade física pode ser benéfica para a gestante, pois ajuda a evitar excesso de peso, aumenta a sensação de bem-estar físico e psicológico e reduz o estresse.

Mas, além de todos os itens acima, devemos ter em mente que o feto pode se beneficiar da realização de um exercício progressivo pela mãe.

Exercícios para mulheres grávidas

Em resumo, o exercício físico moderado com pouco impacto não apenas não é contra-indicado, mas também pode ser benéfico no primeiro trimestre da gravidez. Em geral, podemos dizer que existem situações em que a atividade deve ser regulamentada:

Por fim, lembre-se de que algumas atividades não são aconselháveis. A partir do segundo trimestre, exercícios de impacto ou movimentos que possam afetar o feto devem ser evitados. Nessa fase, as competições devem ser suspensas. Em situações de calor intenso, o exercício físico não deve ser realizado durante a gravidez.

Outro aspecto a considerar é que o estado de saúde das mulheres durante a gravidez deve ser normal. Situações complicadas da gravidez (sintomas como dor, sangramento ou ausência de movimentos fetais) obviamente desaconselham a prática de atividade física, bem como os casos em que você sente desconforto com o peso do feto.

Finalmente, a mulher que deseja continuar sua atividade física precisa de acompanhamento médico para que sua segurança seja máxima. Você deve sempre estar sob rigorosa supervisão médica.

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