Masale Bhath, arroz veg misto do oeste da Índia

Masale Bhath, arroz veg misto do oeste da Índia

12/06/2020 Off Por juliana Costa
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A comida de Maharashtra sempre foi comida de conforto para mim, e um dos meus pratos favoritos para fazer e comer é este Masale Bhath fácil, mas com sabor complexo, que se traduz em arroz com masalas ou especiarias. Esta é uma receita deliciosamente saudável e vegana, sem glúten e sem soja. Você pode fazê-lo sem nozes – embora as nozes sejam uma adição saborosa. 🙂

Foto aérea de masha picante e saboroso bhath em uma tigela azul e marrom com uma colher e um guardanapo azul.

Como filha de uma mãe nascida no estado de Alphonso-gold em Maharashtra, sempre tive um lugar especial em meu coração para alimentos como Kande Pohe, Puran Poli, Varan Bhath e Sabudana Khichdi.

Mas uma das minhas comidas favoritas de todos os tempos, que é considerada tão especial que quase sempre está em qualquer menu de casamento maharashtriano, é este Masale Bhath.

Foto da frente do masale bhath com coco e coentro polvilhado.

A comida de Maharashtra, assim como seu povo Marathi, é complexa e luxuosa, com um tom de doçura – e uma abordagem de sal da terra que se presta facilmente tanto à culinária caseira quanto às famosas comidas de rua do estado, como Pav Bhaji, Misal Pav e Vada Pav. Os cozinheiros deste estado fazem uso rico de leguminosas, especialmente as germinadas, grãos, vegetais folhosos, coco e especiarias em uma variedade de pratos saborosos. Em seguida, amarram tudo com uma colher de açúcar.

Mas, assim como não há cozinha indiana única, não há cozinha maharashtriana única. Em vez disso, existem as cozinhas Malvani e Saraswat do litoral de Maharashtra, cada uma conhecida por seus pratos de frutos do mar exclusivos; há cozinha Khandeshi conhecida por seus caril picantes; Cozinha Kolhapuri, conhecida por seus pratos de carne em chamas; a culinária de Vidarbha, conhecida por sua mistura de saoji masala e as receitas feitas com ela, e assim por diante.

Este Masale Bhath, como alguns outros pratos, é um fio comum que atravessa todas essas culturas e cozinhas, com uma ressalva: nunca é realmente feito exatamente da mesma maneira em dois lares.

E com isso não quero dizer apenas que algumas especiarias são substituídas por outras especiarias, ou que uma técnica é alterada dessa maneira ou de outra. Não, um Masale Bhath, eu descobri ao longo dos anos, geralmente é tão único quanto o cozinheiro que o faz.

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Alguns preferem usar dois tipos de misturas de especiarias, ou masalas; outros não usam nenhum; alguns adicionam berinjela e tendli, outros acrescentam cenoura e couve-flor; alguns adicionam batatas, outros nenhum; alguns adicionam alho, outros adicionam gengibre, outros ainda adicionam ambos. Você entendeu a foto?

Este Masale Bhath que estou compartilhando com você hoje também é exclusivamente meu, e vem das minhas lembranças de comê-lo em vários casamentos em que fui criança.

Meu principal interesse nesses eventos de um dia, com presença obrigatória se você estiver relacionado à noiva ou ao noivo, era a comida. Sempre que possível, saí com primos com ideias semelhantes para explorar a cozinha e o refeitório no térreo, o mais longe que pudemos obter dos rituais de um dia e perguntas curiosas sobre escola e notas de tios e tias distantes que você nunca viu fora de um salão de casamento. Os cozinheiros e seus ajudantes nunca ficaram muito felizes em nos ver, mas não nos afastaram enquanto mantivemos distância enquanto salivávamos com todos os cheiros deliciosos que flutuavam nas panelas e frigideiras.

Com o tempo, aqueles grandes pratos cheios de masale bhath, papads fritos, pakoras (ou bhajjis, como os Maharashtrianos os chamam), gulab jamun e batata vadas, comidos em longas mesas com a noiva e o noivo no centro, eram praticamente gravado em meu cérebro e meu paladar por toda a eternidade.

Se você nunca comeu um Masale Bhath antes, é um prazer. Este é um prato extremamente saudável, com muitos vegetais e arroz casados ​​com uma mistura de especiarias exclusiva do Maharashtra, chamada Goda Masala, ou “doce masala”.

Agora isso pode parecer um oxímoro, mas o que realmente significa é que inclui, além das especiarias, alguns elementos que são nozes e doces, como coco, sementes de gergelim, sementes de papoila e erva-doce.

Você pode comprar o goda masala on-line ou em qualquer loja indiana, mas se puder, recomendo fortemente que você faça o seu. Isso porque geralmente descobri que o coco fica rançoso nas versões compradas em lojas e, nas duas vezes em que comprei esse masala, tive que jogá-lo fora sem usá-lo. Fazer goda masala em casa é bastante fácil e você pode encontrar minha receita de goda masala na minha página de misturas de especiarias DIY. Para quem preferir, adicionarei um link de afiliado na caixa de receita abaixo. Lembre-se de refrigerá-lo em uma jarra hermética.

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Algumas receitas de Masale Bhath podem ser bastante complicadas, mas eu realmente simplifiquei este prato, embora sem tirar nenhuma de sua complexidade. O goda masala faz a maior parte do trabalho para você, juntamente com os vegetais.

Espero que você experimente e, se o fizer, deixe um comentário e uma classificação abaixo para me informar.

Tiro frontal de masale bhath em uma tigela azul e marrom com um guardanapo azul e branco.
Como fazer um delicioso Masale Bhath:

Os legumes que você escolher para esta receita influenciarão o sabor, por isso, lembre-se disso. Dito isto, você tem alguma margem de manobra para misturar, combinar e sub, mantendo suas próprias preferências em mente.

Eu gosto de usar berinjela e tendli ou cabaça de hera, os dois legumes que eu lembro sempre foram usados ​​nas versões de Masale Bhath que eu comi. Eu também não tinha quando o fiz desta vez, então fui com couve-flor, cenoura e batata e joguei uma abobrinha para substituir a cabaça de hera. Tudo funcionou muito bem.

O Masale Bhath geralmente é feito com arroz Kolam, que possui grãos de tamanho médio que não aglutinam quando cozidos. Basmati é um substituto perfeitamente fino, e é o arroz que eu uso.

Para o masale bhath, você não precisa molhar o arroz, mas precisa lavá-lo, colocando-o em uma peneira e passando água fria por um minuto ou mais ou colocando-o em uma tigela e lavando-o em duas ou três trocas de água. Isso removerá o excesso de amido, reduzindo as chances dos grãos de arroz grudarem um ao outro quando cozidos.

Normalmente, Masale Bhath seria cozido com ghee porque é um prato especial. Mas o óleo de coco é um bom substituto vegano. O coco é um alimento amplamente consumido em Maharashtra, e há coco nesta receita, por isso se encaixa muito bem.

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Você precisa de Goda Masala para esta receita, mas com uma pitada, você pode substituir por Garam Masala. Se você fizer isso, faça um pó separado que possa ser adicionado à receita junto com o garam masala: torradas 2 colheres de chá de sementes de gergelim, 1 colher de chá de sementes de papoula, 1 colher de chá de cominho e 2 colheres de sopa de coco em uma frigideira seca até dourar e misture em pó e use.

Depois de adicionar água aos temperos, legumes e arroz refogados, a água na panela fica um pouco mais salgada do que você gostaria que sua comida fosse.

Quando a água ferver e você cobrir a panela com uma tampa para deixar o arroz cozinhar, não fique tentado a espiar ou mexer. Deixe o arroz cozinhar por 15 minutos sem interrupções e, em seguida, deixe repousar por mais 10 minutos para obter os melhores resultados.

Depois de remover a tampa, afofe os grãos de arroz com um garfo, se possível, para que permaneçam separados.

Ingredientes necessários para esta receita:

Arroz basmati
Óleo de côco
Cardamomo verde
Cravo
Folhas de louro
Batata
Cenoura
Couve-flor
Abobrinha
Coentro em pó
Açafrão
Pimenta de Caiena (opcional)
Goda masala
Açúcar de coco (ou açúcar mascavo, ou açúcar comum. Piloncillo, se você tiver um pouco, é um bom substituto para o açúcar mascavo)
Coco ralado)
Coentro

O que eu sirvo com o Masale Bhath?

Sirva com pepino vegano raita, poppadum e um picles de limão ou manga indiano ao lado para uma refeição fantástica.

Receita de Masale Bhath

Sem glúten | Sem soja | Pode ser livre de nozes

Tiro frontal superior de masale bhath, um arroz veg misto da Índia, em uma tigela marrom-azul com uma colher em um fundo preto com um guardanapo azul.
Foto superior de masale bhath em uma tigela azul e marrom com uma colher de prata e um guardanapo azul com borlas brancas.

Imprimir receita

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Masale Bhath

Um Masale Bhath fácil, mas com sabor complexo, que se traduz em arroz com masalas ou especiarias, do estado de Maharashtra, no oeste da Índia. Este arroz vegetal misturado faz um delicioso e nutritivo jantar durante a semana ou fim de semana. Também é uma receita sem glúten e sem soja.

Tempo de preparação2 horas 15 min

Hora de cozinhar25 min

Curso: Prato Principal / Arroz

Cozinha: Pode ser sem nozes, sem glúten, indiano, sem soja, vegano

Porções: 8 porções

Calorias: 212kcal

Autor: Vaishali · Vaca Sagrada! Receitas Veganas

Ingredientes

  • 2 copos Arroz basmati (lavado em água corrente ou em várias trocas de água)
  • 1 1 colher de sopa óleo de côco
  • 5 vagens cardamomo verde (esmagado levemente, mas deixado inteiro)
  • 5 cravo
  • 2 folhas de louro
  • 1 1 ampla batata (cortado em dados de 1,2 cm)
  • 1 1 ampla cenoura (cortado em dados de 1,2 cm)
  • 1/2 cabeça pequena couve-flor (separados em pequenas florzinhas)
  • 1 1 médio abobrinha (cortado em tiras de 2,5 cm)
  • 1 1 colher de sopa coentro em pó
  • 1/2 colher de chá açafrão
  • 1/2 colher de chá Pimenta de caiena (opcional – o goda masala tem um pouco de calor)
  • 2 colher de sopa goda masala (você pode substituir por garam masala; veja minhas dicas de receita acima para obter detalhes sobre como fazer isso)
  • 1 1 amontoando colheres de sopa açúcar de coco (ou açúcar mascavo ou açúcar comum. Piloncillo, se você tiver um pouco, é um bom substituto para açúcar mascavo)
  • 1/4 copo coco (ralado. Não quero dizer o coco ralado seco que você usa para assar, mas coco ralado na hora ou coco ralado disponível em pacotes congelados. Os pedaços de coco devem ser suculentos, não secos)
  • 1/4 copo coentro (picada)
  • Sal a gosto

Instruções

  • Aqueça o óleo. Adicione o cardamomo, o cravo e o louro e refogue até que o louro comece a mudar de cor e a dourar levemente.

  • Adicione as batatas e as cenouras e refogue, mexendo sempre, até que as batatas tenham uma crosta marrom clara.

  • Adicione a couve-flor e a abobrinha e continue refogando mais alguns minutos.

  • Adicione as especiarias em pó – açafrão, coentro em pó, cominho e goda masala – e refogue por um minuto para cobrir as especiarias com o óleo e tostar.

  • Adicione o arroz lavado e mexa até o arroz começar a ficar opaco.

  • Adicione 4 xícaras de água ao arroz e adicione sal suficiente para tornar a água um pouco mais salgada do que você gostaria que seu prato final fosse.

  • Mexa bem, deixe ferver e cubra o arroz com uma tampa bem apertada. Deixe o arroz cozinhar em fogo médio por cinco minutos, abaixe o fogo e continue cozinhando por mais 10 minutos, nunca abrindo a tampa uma vez durante o cozimento.

  • Desligue o fogo e deixe o arroz repousar por mais 10 minutos. Abra e polvilhe com coco e coentro.

  • Sirva quente ou quente.

Nutrição

Calorias: 212kcal | Carboidratos: 41.g | Proteína: 4g | Gordura: 3g | Gordura saturada: 2g | Potássio: 226mg | Fibra: 2g | Açúcar: 2g | Vitamina A: 1633UI | Vitamina C: 13mg | Cálcio: 33mg | Ferro: 1 1mg

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