O microbioma e a ansiedade do seu filho: por que tratar o intestino é essencial

O microbioma e a ansiedade do seu filho: por que tratar o intestino é essencial

08/02/2020 Off Por juliana Costa
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Kate Sage, ND

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Ansiedade infantil é muito comum.

De fato, quase 4,5 milhões de crianças nos EUA foram diagnosticadas com essa condição. As razões pelas quais a ansiedade é tão prevalente são pensadas para ser devido a uma combinação de genética, a personalidade da criança e seu ambiente. Embora esses fatores contribuam, pesquisas recentes estão descobrindo uma nova peça fisiológica para o quebra-cabeça da ansiedade.

A resposta pode ser encontrada no intestino do seu filho, o centro do microbioma dele.

O microbioma é composto de bilhões de bactérias, vírus, fungos e outros organismos vivos que vivem em nossa pele, nariz e boca e intestino. A grande maioria vive no intestino grosso e pode pesar até 6 libras! Quando nosso relacionamento com essa flora está equilibrado, ele nos oferece muitos benefícios. Nós o alimentamos para mantê-lo saudável e, em resposta, fortalece nossas membranas mucosas para nos ajudar a não adoecer. Também ajuda a equilibrar nossa inflamação e cria substâncias químicas no cérebro, chamadas neurotransmissores, como GABA, serotonina e dopamina, para manter nosso humor estável.

Essa última conexão é a mais importante quando pensamos em ansiedade e intestino. O neurotransmissor GABA funciona como nosso próprio medicamento anti-ansiedade caseiro. Embora a pesquisa não tenha certeza do quanto GABA é produzido pela flora intestinal, sabemos que quando uma pessoa tem o suficiente, ela é mais capaz de lidar com o estresse e geralmente se sente menos ansiosa. É por esse motivo que faz sentido garantir que a flora intestinal seja a mais saudável possível, para ajudar a criar GABA suficiente e outros neurotransmissores calmantes importantes para manter nosso humor estável.

O que podemos fazer para ajudar a tornar o microbioma de nossa criança o mais saudável possível?

Incentivar o consumo de antibióticos

A maneira mais eficiente de apoiar nosso microbioma é alimentá-lo com os alimentos que ele ama, especialmente aqueles chamados “prebióticos”. Esses alimentos incluem maçãs, aspargos, cebolas, alho, alho-poró e bananas. Você também pode ramificar-se e incluir alguns alimentos prebióticos mais incomuns, como alcachofras de Jerusalém, raiz de chicória, verduras-leão e jicama na dieta de seu filho para ter um efeito ainda maior. Às vezes, os prebióticos são misturados com suplementos probióticos, mas geralmente esses não são fortes o suficiente para fazer uma diferença significativa. É melhor apenas comê-los. A flora do microbioma pode mudar em menos de 24 horas com mudanças simples na dieta, principalmente alimentando-o com os alimentos que ele ama.

Escolha o probiótico certo

O mundo dos probióticos pode parecer avassalador, pois existem muitas forças e forças para escolher. Se você está pensando em escolher um probiótico especificamente para a ansiedade do seu filho, escolha um que inclua Lactobacillus (L.) rhamnosus, L. helveticus, Bifidobacterium (B) infantis e B. longum. Essas cepas foram demonstradas em pesquisas clínicas para reduzir a ansiedade. Agora, algumas das principais marcas de probióticos fizeram misturas especificamente para ansiedade e outros problemas de humor que podem ser um bom ajuste para o seu filho. Certifique-se de escolher um da seção refrigerada em sua loja de alimentos naturais por motivos de qualidade. Embora os probióticos sejam principalmente seguros, é sempre melhor consultar o médico do seu filho antes de iniciar um novo suplemento.

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Festa em alimentos fermentados

A quantidade e variedade de flora viva em alimentos varia bastante, mas como pais, a melhor coisa que podemos fazer é simplesmente incorporar o maior número possível na dieta de seu filho. Keifer, tempeh, missô e iogurte são adequados para crianças e não são muito difíceis de introduzir. Algumas crianças podem não amar os sabores fortes do chucrute ou do kimchi, mas vale a pena tentar e muitas vezes se tornam as favoritas. Lembre-se de que a repetição é essencial para que seu filho coma novos alimentos.

Limitar alimentos processados

A dieta considerada a pior para o nosso microbioma é a American Standard Diet (SAD). A dieta média da SAD é composta de alto teor de açúcar e / ou alimentos processados ​​com muito poucas frutas e vegetais frescos. De fato, um estudo realizado em ratos descobriu que a dieta SAD matou grande parte de sua flora intestinal benéfica, permitindo que suas bactérias nocivas floresçam! Em vez disso, concentre-se em fazer com que sua família coma frutas e vegetais frescos, carboidratos complexos (prebióticos!) E proteínas orgânicas livres de antibióticos. A dieta mediterrânea, em particular, foi encontrada em pesquisas como o melhor plano alimentar para a flora intestinal.

Pare com a esterilização

Como pais, pode ser tentador usar constantemente desinfetante para as mãos e outros produtos esterilizantes, como alvejante, em casa para garantir que nosso filho não fique doente. No entanto, esses produtos de limpeza acabam matando nossa boa flora, deixando mais espaço no final do dia para a flora não tão saudável florescer. O uso desses produtos também tem sido associado ao aumento de alergias e asma em crianças. Em vez disso, lave as mãos com sabão e água morna e use vinagre velho comum com água como produto de limpeza doméstica.

Apoie a atenção plena e a meditação

Essa parece óbvia como uma maneira direta de ajudar uma criança ansiosa, mas pode ser interessante para você saber que a atenção plena e a meditação também podem afetar positivamente nossa saúde intestinal e microbioma. A atenção plena e a meditação ajudam a reduzir a inflamação no intestino, criando um lar mais feliz para a flora e ajudando a digerir melhor a comida. A meditação também ajuda a aumentar a produção de GABA, que como mencionado anteriormente, é produzido em parte pela flora intestinal. Meditações guiadas e práticas de ioga são uma maneira maravilhosa de ajudar as crianças a acalmar suas mentes e corpos, mas também é importante incentivá-las a criar seu próprio tempo de silêncio. Existem muitos aplicativos úteis, como Insight Timer ou Calm, que terá meditações guiadas para as crianças como uma de suas ofertas. Incorporar isso em seu dia a dia é, portanto, bom para sua saúde mental, emocional e digestiva.

Deixe-os brincar na lama

Estudos descobriram que a sujeira contém uma bactéria microscópica chamada Mycobacterium Vaccae que ajuda a melhorar o humor e a cognição. A brincadeira de lama ou sujeira também traz o benefício adicional de ar fresco e luz do sol, criando uma experiência terapêutica e livre de estresse para o seu filho.

Pequenas mudanças causam o maior impacto

Pode parecer simplificado demais que mudar a dieta de seus filhos e incorporar algumas mudanças fáceis no estilo de vida possa afetar profundamente sua saúde mental, mas você ficará surpreso com a eficácia dessas mudanças. Uma vez que a pesquisa científica tenha uma melhor compreensão da influência do microbioma, esperamos ver uma mudança completa em nossa abordagem para tratar a ansiedade e outras condições de saúde mental.

Mais ajuda para ansiedade:

Aqui na Naturopathic Pediatrics, temos vários outros artigos sobre ansiedade pediátrica. No entanto, sempre recomendamos encontrar um bom médico naturopata para gerenciar os cuidados. (Você pode encontrar um na Associação Pediátrica de Médicos Naturopatas

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