Seu filho está recebendo bastante vitaminas e minerais? Um guia para testes de deficiências nutricionais (parte 3 – ferro)

Seu filho está recebendo bastante vitaminas e minerais? Um guia para testes de deficiências nutricionais (parte 3 – ferro)

07/02/2020 Off Por juliana Costa
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Seu filho pode ter uma deficiência de ferro?

A deficiência de ferro é muito comum em crianças, especialmente em bebês e meninas adolescentes. Leia os sinais de deficiência de ferro, como testá-lo e o que você pode fazer para evitá-lo.

Este artigo é o terceiro de uma série sobre deficiências nutricionais, bastante comuns, mesmo em países desenvolvidos como os Estados Unidos. As deficiências nutricionais ocorrem quando uma pessoa não está consumindo ou absorvendo o suficiente de um ou mais nutrientes necessários. As deficiências nutricionais podem se referir à falta de macronutrientes, como uma deficiência de proteína, ou níveis sanguíneos insuficientes de vitaminas e minerais específicos. Dependendo da gravidade da deficiência, ela pode ter um efeito profundo e duradouro na saúde.

Nesta série, discuto algumas das deficiências mais comuns de vitaminas e minerais observadas em crianças e adolescentes. Também explico quais testes de laboratório podem ser usados ​​para avaliar de maneira abrangente o estado nutricional de seu filho.

Caso você tenha perdido as parcelas anteriores desta série, aqui está a Parte 1: Vitamina D e Parte 2: Vitaminas B.

Causas comuns de Deficiências nutricionais

Primeiro, deixe-me começar com uma breve explicação sobre por que as deficiências de vitaminas e minerais podem ocorrer. Se você quiser obter mais informações sobre este tópico, meu primeiro artigo fala sobre essas causas com muito mais detalhes.

Em geral, as deficiências nutricionais ocorrem devido a:

  • Falta de nutrição adequada ou não consumir o suficiente de uma vitamina ou mineral específico
  • Uma necessidade aumentada de certos nutrientes
  • Condições de saúde que afetam a capacidade do corpo de absorver nutrientes
  • Consumir grandes quantidades de um alimento (ou medicamento) que inibe a absorção de outra vitamina ou mineral

Parte 3: Deficiência de ferro em crianças

Importância do ferro

O ferro é um mineral essencial que é importante para muitos processos biológicos. O ferro é um componente de muitas proteínas e enzimas do corpo e está envolvido na produção de energia, transporte de oxigênio, síntese de glóbulos vermelhos, função imune, replicação e reparo de DNA e vias antioxidantes e de desintoxicação.1 Em resumo, sem ferro, nossos corpos não seriam capazes de funcionar.

Sinais e sintomas de deficiência de ferro em crianças

A deficiência de ferro pode causar vários problemas de saúde diferentes. Aqui estão alguns dos sintomas mais comuns que você pode notar em uma pessoa com deficiência de ferro:

Anemia

A anemia por deficiência de ferro ocorre quando não há ferro suficiente para suportar a produção normal de glóbulos vermelhos. Os glóbulos vermelhos desempenham um papel vital na saúde, transportando oxigênio por todo o corpo. Isso é essencial para a produção normal de energia e muitas outras funções metabólicas.

Os sinais de anemia podem incluir cansaço, tontura, falta de ar, ansiedade, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares e pele pálida. Em pessoas com tons de pele mais escuros, a palidez é mais visível nas pálpebras internas, palmas das mãos e leitos de unhas. Nas mulheres que menstruam anemia também podem causar períodos muito pesados.

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Fadiga

Embora a anemia seja comum quando as reservas de ferro de alguém ficam baixas o suficiente, é possível ter deficiência de ferro sem ser anêmico. No entanto, mesmo que a deficiência não seja grave o suficiente para causar anemia, a deficiência de ferro por si só geralmente causa fadiga. A fadiga infantil pode se apresentar como irritabilidade, falta de foco, sono mais do que o habitual, falta de motivação, diminuição da resistência física ou falta de interesse em brincar, praticar esportes ou outras atividades físicas.

Pica

Pica é o comportamento persistente de comer itens não alimentares, como gelo, sujeira ou lascas de tinta. Embora isso seja comum em bebês que literalmente colocam tudo na boca, esse não é um comportamento normal em crianças mais velhas ou adultos. Em alguns casos, a pica pode ser um sinal de deficiência de ferro. Qualquer pessoa com transtorno de pica deve ser atendida por um profissional de saúde, pois o comportamento pode levar a toxicidade, infecção ou bloqueio intestinal das substâncias ingeridas.

Magias de retenção de respiração

Feitiços que prendem a respiração podem ocorrer quando uma criança está chorando porque está chateada, assustada ou magoada. Durante os feitiços, a criança fica pálida ou azulada e perde a consciência. Os episódios são involuntários, o que significa que a criança não tem controle sobre quando, onde ou se eles acontecem. Feitiços que prendem a respiração podem parecer semelhantes a uma convulsão, embora nenhuma atividade convulsiva esteja acontecendo no cérebro. Esses episódios podem ser extremamente assustadores para testemunhar, mas geralmente são inofensivos. Magias de prender a respiração são bastante comuns, afetando cerca de 5% das crianças. Eles são mais comuns em crianças pequenas, geralmente começando entre os 6 e os 18 meses de idade e geralmente resolvendo quando a criança entra na escola primária.2

Embora a anemia não cause feitiços de prender a respiração, se uma criança já experimenta feitiços de prender a respiração, a anemia pode torná-los piores. Nesse caso, o tratamento da anemia com ferro pode reduzir a frequência dos episódios.3

Baixo desempenho escolar

As crianças com deficiência de ferro geralmente não se saem tão bem na escola quanto seus colegas. A deficiência de ferro pode prejudicar a função cognitiva e as habilidades motoras e até levar a mudanças comportamentais a longo prazo.4 Um estudo recente de meninas adolescentes sugere que a deficiência de ferro, mesmo quando não acompanhada de anemia, está associada à diminuição do tempo de atenção, QI e escores de matemática, além de prejuízos na memória, concentração e retenção verbal.5

Quão comum é a deficiência de ferro em crianças?

A deficiência de ferro é uma das deficiências nutricionais mais comuns nos Estados Unidos. O Centro de Controle de Doenças (CDC) estima que cerca de 7% de todas as crianças têm deficiência de ferro com base em exames de sangue, mas a frequência varia em crianças de diferentes idades. Em algum lugar entre 6,6-15,2% das crianças de 1 a 3 anos têm deficiência de ferro e 0,9-4,4% nessa faixa etária são francamente anêmicas.6 Nas meninas adolescentes que começaram a menstruar, estima-se que a porcentagem afetada pela deficiência de ferro seja de cerca de 10%.7

Como muitas crianças são afetadas por deficiência de ferro e anemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Academia Americana de Pediatria recomendam a triagem universal para todas as crianças com 1 ano de idade. A triagem geralmente faz parte de uma verificação de crianças por 12 meses, mas se você tiver preocupações, seu filho pode ter deficiência de ferro. Os exames de sangue podem ser solicitados a qualquer momento.

Fatores de risco para deficiência de ferro

Deficiência de ferro em bebês

Os bebês apresentam alto risco de deficiência de ferro, principalmente nos primeiros 12 meses de vida. Os bebês normalmente constroem suas reservas de ferro durante o terceiro trimestre da gravidez, assumindo que a mãe tenha quantidades suficientes de ferro para passar adiante. A deficiência de ferro na gravidez tem sido associada ao trabalho de parto prematuro e a recém-nascidos de baixo peso. A fixação tardia do cordão no nascimento pode afetar significativamente as reservas de ferro de uma criança. Se o bebê recebeu ferro suficiente no útero, suas lojas devem durar cerca de 4-6 meses. Isso é importante porque o leite materno é uma fonte relativamente pobre de ferro e as vias digestivas infantis não conseguem absorver muito ferro até os 6 meses de idade. A deficiência de ferro entre 7 e 12 meses de idade é comum devido à necessidade continuada de ferro, apesar das reservas cada vez menores desde o nascimento. 8

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Maior necessidade de ferro nos atletas

Crianças, adolescentes e adultos que praticam exercícios físicos extenuantes provavelmente precisam de um pouco mais de ferro para atender às necessidades de seu corpo. O treinamento intenso pode aumentar a contagem de glóbulos vermelhos e o número de pequenos vasos sanguíneos no corpo, aumentando a demanda fisiológica por ferro. Exercícios de resistência também podem causar perda de sangue através do trato digestivo e do sistema urinário. Além disso, existe um fenômeno chamado “Hemólise do movimento dos pés” que pode afetar os corredores. Quando os pés batem repetidamente no pavimento ou outras superfícies duras, os glóbulos vermelhos podem ser danificados. E você adivinhou; Para substituir esses glóbulos vermelhos danificados, o corpo precisa de muito ferro!9

Dietas vegetarianas ou veganas

Infelizmente, o ferro encontrado em fontes vegetais é absorvido com menos eficiência do que o ferro proveniente de fontes animais. De fato, a dose recomendada de ferro (RDA) para vegetarianos é 1,8 vezes maior que a RDA para não vegetarianos.10 Mesmo assim, é definitivamente possível obter ferro suficiente como vegetariano, especialmente quando se come uma dieta variada à base de alimentos integrais.

Problemas de digestão / má absorção

As doenças crônicas que afetam o trato digestivo podem prejudicar a absorção de vitaminas e minerais como o ferro. A deficiência de ferro é muito comum em pessoas que têm doença celíaca e doenças inflamatórias intestinais, como colite ulcerosa ou crohn.

Perda de sangue e períodos pesados ​​em adolescentes

Durante períodos de grande perda de sangue, o corpo geralmente não consegue restaurar os níveis adequados de ferro com rapidez suficiente, o que pode levar à anemia. Infelizmente, a anemia também pode causar sangramentos mais intensos, criando um ciclo vicioso para muitas mulheres. Isso pode ser devido à disfunção nas plaquetas que é induzida quando os níveis de hematócrito se tornam baixos.11

Opções de teste para avaliar os níveis de ferro

Teste de ferro sérico

Embora você possa esperar que um simples exame de ferro no sangue seja o melhor teste para avaliar os níveis de ferro no corpo, na verdade, geralmente é útil apenas quando usado em conjunto com outros testes. Isso ocorre porque os níveis de ferro no sangue podem flutuar dramaticamente, dependendo do que você comeu recentemente ou se está tomando um suplemento de ferro. O ferro sérico realmente reflete apenas um instantâneo do status de ferro de alguém em vez das reservas de tecido.

Ferritina

Ferritina é uma proteína de armazenamento de ferro. Em crianças e adultos saudáveis, pode ser um indicador útil do status de ferro no corpo e geralmente é um dos primeiros testes que eu executo em meus pacientes ao avaliar a deficiência de ferro. No entanto, em pessoas com certas condições de saúde, pode ser menos preciso. Isso ocorre porque a ferritina também é um reagente de fase aguda. Reagentes de fase aguda são proteínas envolvidas em processos inflamatórios e infecciosos. Se os níveis de ferritina estiverem fora da faixa, seu médico provavelmente solicitará exames de acompanhamento para determinar o motivo da anormalidade.

Hemograma completo

O hemograma completo (geralmente chamado de hemograma completo) é um teste de laboratório que analisa de perto os componentes celulares e proteicos que compõem o sangue. Um hemograma completo fornece informações importantes sobre glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas. É geralmente solicitado a avaliação de infecções, anemia, distúrbios de coagulação e outras doenças do sangue. Um profissional de saúde também poderá procurar no CBC pistas sobre o status de ferro de alguém.

Na grave deficiência de ferro, uma pessoa se torna anêmica, o que significa que ela terá quantidades inferiores às normais de glóbulos vermelhos (RBC). A anemia também é caracterizada pela diminuição dos níveis de hematócrito e hemoglobina. A hemoglobina é uma proteína que contém ferro no RBC que ajuda a transportar oxigênio. Hematócrito refere-se à densidade de hemácias no sangue. Um hematócrito baixo significa que há menos hemácias do que o normal, enquanto um hematócrito alto significa que o sangue é muito denso com as hemácias. Como apenas uma pequena quantidade de sangue é necessária para o teste, os níveis de hemoglobina e hematócrito são os primeiros testes mais comuns solicitados para diagnosticar a deficiência de ferro em bebês e crianças pequenas.

Além disso, quando alguém tem deficiência de ferro, a RBC geralmente parece pequena e pálida. Isso apareceria no CBC como um baixo volume corpuscular médio (MCV) e baixa concentração corpuscular média de hemoglobina (MCHC).

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Devo dar ao meu filho um suplemento de ferro?

A menos que prescrito por um médico, geralmente não é seguro dar às crianças mais do que a dose diária recomendada (RDA) de ferro. Em altas doses, o ferro pode ser bastante tóxico. Quantidades excessivas de ferro promovem radicais livres que causam danos celulares em todo o corpo. A toxicidade aguda de ferro é a causa mais comum de morte por envenenamento em crianças menores de seis anos.12

A melhor maneira de prevenir a deficiência de ferro é uma dieta saudável de alimentos integrais e um multivitamínico de alta qualidade. A maioria das multivitaminas infantis contém uma pequena quantidade de ferro que está dentro de um nível seguro para as crianças.

RDA de Ferro para Crianças e Adolescentes13

Homens (mg / dia) Mulheres (mg / dia)

Bebês 0-6 meses 0,27 0,27
Bebês 7-12 meses 11 11
Crianças 1-3 anos 7 7
Crianças 4-8 anos 10 10
Crianças 9-13 anos 8 8
Adolescentes 14-18 anos 11 15

Fontes alimentares de ferro

Produtos de origem animal, incluindo carne bovina, cordeiro, porco, frango, peru, peixe, frutos do mar e ovos são boas fontes de ferro heme de fácil absorção. Alguns alimentos vegetarianos também têm ferro, embora geralmente em quantidades menores e em uma forma não-heme menos absorvível. Boas fontes vegetarianas de ferro incluem feijões, lentilhas, tofu, damascos e figos secos, passas, sementes de abóbora, sementes de gergelim, sementes de cânhamo, sementes de linho, vegetais verdes folhosos, brócolis, pasta de tomate, batatas, cogumelos brancos e melaço de cinta preta.14

Para obter mais fontes de alimentos ricos em ferro, consulte nosso outro artigo: Alimentos ricos em ferro para crianças e bebês

Também é importante saber que certos nutrientes podem afetar a absorção de ferro. A vitamina C pode aumentar significativamente a absorção de ferro heme e não heme, enquanto o cálcio pode diminuir a absorção. Se seu filho estiver tomando suplementos de cálcio e ferro, é melhor separá-los com pelo menos 2 horas de intervalo.

Obrigado pela leitura e fique de olho nos 4º e parcela final desta série sobre deficiências nutricionais, com os minerais Magnésio e Zinco!

Seu filho está recebendo vitaminas e minerais suficientes? Um guia para testar deficiências nutricionais. Parte 3: Ferro. #Naturopathic #PediatricsReferências:

1, 8, 12, 13. Ferro. (2018, 18 de abril). Recuperado em 13 de setembro de 2018, em https://lpi.oregonstate.edu/mic/minerals/iron#function

2. Roddy, S., MD. Feitiços que prendem a respiração. Retirado em 17 de outubro de 2018, de http://www.childneurologyfoundation.org/disorders/breath-holding-spells/

3. Mocan, H., Yildiran, A., Orhan, F. e Erduran, E. (1999). Feitiços de retenção de ar em 91 crianças e resposta ao tratamento com ferro. Registros de doença na infância, 81(3), 261-262. doi: 10.1136 / adc.81.3.261

4. Jáuregui-Lobera, I. (2014). Deficiência de ferro e funções cognitivas. Doença e tratamento neuropsiquiátrico, 2087. doi: 10.2147 / ndt.s72491

5. More, S., Shivkumar, V. B., Gangane, N., & Shende, S. (2013). Efeitos da deficiência de ferro na função cognitiva em adolescentes adolescentes em idade escolar na área rural da Índia Central. Anemia, 20131-5. doi: 10.1155 / 2013/819136

6. Baker, R.D., Greer, F.R. Baker, R. D., & Greer, F. R. (2010). Diagnóstico e Prevenção de Deficiência de Ferro e Anemia por Deficiência de Ferro em Bebês e Crianças Jovens (0-3 Anos de Idade). Pediatria, 126(5), 1040-1050. doi: 10.1542 / peds.2010-2576 2010; 126 (5): 1040-1050.

7. Pfeiffer, C.M., Sternberg, M.R., Schleicher, R.L., Haynes, B.M., Rybak, M.E. & Pirkle, J.L. (2013). O segundo relatório nacional do CDC sobre indicadores bioquímicos de dieta e nutrição na população dos EUA é uma ferramenta valiosa para pesquisadores e formuladores de políticas. O Jornal de Nutrição, 143(6) doi: 10.3945 / jn.112.172858

9. Ficha técnica: Depleção de ferro em atletas. (Fevereiro de 2009). Recuperado em 22 de outubro de 2018 em https://www.sportsdietitians.com.au/wp-content/…/04/Iron_depletion_in_athletes.pdf

10. Painel do Instituto de Medicina (EUA) sobre Micronutrientes. Consumo de referência alimentar para vitamina A, vitamina K, arsênico, boro, cromo, cobre, iodo, ferro, manganês, molibdênio, níquel, silício, vanádio e zinco. Washington (DC): National Academies Press (EUA); 2001. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK222310/ doi: 10.17226 / 10026

11. Valeri, C.R., Cassidy, G., Pivacek, L.E., Ragno, G., Lieberthal, W., Crowley, J. P.,. . . Loscalzo, J. (2001). Aumento induzido por anemia no tempo de sangramento: implicações para o tratamento da perda de sangue não cirúrgica. Transfusão, 41.(8), 977-983. doi: 10.1046 / j.1537-2995.2001.41080977.x

14. 21 alimentos vegetarianos carregados com ferro. Recuperado em 17 de outubro de 2018, em https://www.healthline.com/nutrition/iron-rich-plant-foods#section3



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